Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
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Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
06/03/2012
Pascalene - considerada a primeira maquina (mecanica) de calcular
ENIAC - considerado primeiro computador com programa armazenado.
O termo bug surgiu quando as valvulas dos computadores a valvulas esquentavam e os insetos gostavam de ficar perto das valvulas. E as vezes os insetos encostavam nas valvulas e queimavam as valvulas. Bug é inseto em ingles.
A computação começou a mudar quando foram inventados os transistores em substituição das válvulas.
Com o processo de evolução na fabricação dos transistores, computadores com um só chip foram criados. Como é o caso do Arduíno.
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Geração dos Computadores:
KENBAK-1 Primeiro computador pessoal, 1971
Pascalene - considerada a primeira maquina (mecanica) de calcular
ENIAC - considerado primeiro computador com programa armazenado.
O termo bug surgiu quando as valvulas dos computadores a valvulas esquentavam e os insetos gostavam de ficar perto das valvulas. E as vezes os insetos encostavam nas valvulas e queimavam as valvulas. Bug é inseto em ingles.
A computação começou a mudar quando foram inventados os transistores em substituição das válvulas.
Com o processo de evolução na fabricação dos transistores, computadores com um só chip foram criados. Como é o caso do Arduíno.
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Geração dos Computadores:
- Spoiler:
- Primeira Geração
Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942 e 1951. Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
Considerando que só em 1951 surgiram os primeiros computadores produzidos em escala comercial, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC I destacando o EDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração. Não é dificil de imaginar a confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas de um computador da primeira geração.
Segunda Geração
Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substítuida pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J.Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável.
Os computadores da segunda geraçao á calculavam em microssegundos (milionésimos), eram mais confiáveis e o seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente transistorizado. Entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores.
Terceira Geração
A terceira geração começa com a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrados - transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados num único chip -, que já calculava em nanossegundos (bilionésimos). O evento considerado precursor da terceira geração é o anúncio em 7 de abril de 1964 da família criada por Gene Amdahl, chamada System/360, o IBM 360, com seis modelos básicos e várias opções de expansão que realizava mais de 2 milhões de adições por segundo e cerca de 500 mil multiplicações. Ese fato tornou seus antecessores totalmente obsoletos e possibilitou à IBM comercializar bem mais 30.000 sistemas.
Quarta Geração
A quarta geração é localizada a partir do ano de 1970 ou 1971 até hoje - considerando a importância de uma maior escala de integração alcançada pelos CI's de LSI. Finalmente, a outra corrente usa o mesmo argumento da anterior, mas considerando que a miniaturização de fato com os VLSI's, definindo a quarta geração de 1975, com o advento dos microprocessadores e dos microcomputadores.
KENBAK-1 Primeiro computador pessoal, 1971
Última edição por Construtor em Qui Mar 15, 2012 10:39 am, editado 3 vez(es)
Re: Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
08/03/2012
Livro
Introdução à Informática - 8ª Edição
H.L. Carpron
J.A.Johnson
- pra que serve um computador?
- O que faz em essencia um computador?
ele executa uma serie de instruções - como fazemos o computador funcionar?
- como o computador executa o que deve ser feito?
- do que é composto um computador?
- como os elementos do computador são conectados?
- como os dados sao representados dentro do computador?
- quais as operações basicas podem ser realizadas nesses estados?
Livro
Introdução à Informática - 8ª Edição
H.L. Carpron
J.A.Johnson
- Slides
- Textos
- Vídeos
- Apostilas
- Internet
Re: Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
Pesquisa para o dia 26 e 27 de março.
Introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
os primeiros computadores pessoais comerciais
1- z80 e sinclair
2- 6502 e Apple
3- 8088 e IBM
4- 6809 e Tandy primeiro a apresentar no dia 29/03
5- 68000 e Macintosh
6- Cobra e Unitron
Em grupos de 4.
Impresso + Apresentação de 15 minutos.
Re: Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
13/03/2012
Barramentos do Computador
Memoria - CPU - IO
Barramento de Dados:
Barramentos de dados da cpu define quantos bits essa CPU contem.
A informação trafega paralelamente na CPU.
O barramento de dados pode conduzir informação nos dois sentidos.
Barramento de Endereço
o Barramento de endereço indica onde a informação deve ser entregue ou onde ela se encontra.
É a CPU que gera as linhas de endereço. Isso significa que o barramento de endereço é unidirecional. Saindo sempre da CPU para a memória.
Barramento de Controle
Um conjunto de sinais que governam as operações de transferência de dados entre os diversos blocos do computador.
exemplos:
l
Memoria
Armazeda os dados tratados pela CPU
Classifica de acordo com as seguintes características:
Registradores -> memórias mais rápidas que a cpu pode ter. E também a mais cara.
Tempo de acesso é muito alto. Capacidade é pequena. É volátil. Tecnologia é semicondutora. E a temporariedade é muito rápida.
Memória Cache (é uma memória estática) -> Memória principal (RAM) muito lenta quando comparada a CPU causou a necessidade de cache. Armazena os dados estatisticamente mais acessados da memória principal durante a execução de um programa. Hoje em dia os computadores domésticos possui cache em torno de 4 mb. É uma memória bastante cara. O termo se generalizou e é utilizado em outras aplicações. como por exemplo as últimas páginas WEB acessadas em um computador.
RAM
->DRAM (RAM dinâmica) -> pra armazenar um bite ela precisa de um transistor e um capacitor. É uma memória que precisa ser lembrada do que esta armazenando. de 1 em 1 milissegundo. É mais lenta em relação a SRAM porem é de menor tamanho. É a utilizada pelos fabricantes de memórias. Mais lentas que a cache porem muitos mais rápidas que a memória secundária (HD's)
->SRAM (RAM estática) -> precisa de 4 transistores. Colocou a informação ela continua com a informação até ser desligada. O que faz dela ser mais rápida em relação a DRAM, pois nao precisa ser lembrada. É mais cara e possui maior tamanho.
Memória Secundária -> mais lenta de todos os tipos de mória.. Com capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados. Mecanismos permitem a troca de mídia para armazenamento de maior quantidade de dados.
Organização Hierárquica -> Para atender aos requisitos de velocidade (tempo de acesso) e capacidade de armazenamento, a memória é hierarquizada.
Barramentos do Computador
Memoria - CPU - IO
Barramento de Dados:
Barramentos de dados da cpu define quantos bits essa CPU contem.
A informação trafega paralelamente na CPU.
O barramento de dados pode conduzir informação nos dois sentidos.
Barramento de Endereço
o Barramento de endereço indica onde a informação deve ser entregue ou onde ela se encontra.
É a CPU que gera as linhas de endereço. Isso significa que o barramento de endereço é unidirecional. Saindo sempre da CPU para a memória.
Barramento de Controle
Um conjunto de sinais que governam as operações de transferência de dados entre os diversos blocos do computador.
exemplos:
l
- eitura -> ler algo na memória
- escrita -> escrever algo na memória
- interrupção -> interromper o processamento
- memória ou I/O
- Hold
- Reset -> faz a CPU parar e recomeçar como se estivesse religando
- etc
Memoria
Armazeda os dados tratados pela CPU
Classifica de acordo com as seguintes características:
- Tempo de Acesso -> tempo que a memoria leva uma vez que a cpu demora para colocar no barramento de dados a informação requerida pela CPU
- Capacidade de armazenamento -> Refere-se a quantidade de informação que ela consegue armazenar. A unidade de medida mais comum é o byte.
- Volatilidade -> diz respeito se a memória consegue manter a informação quando desligada ou não.
Volátil = RAM, cache, Registradores
Não Volátil = ROM, EEPROM, HD, CD - tecnologia de fabricação -> Refere-se aos materias e aos processos de fabricação da memória
semicondutores, magnéticas, óticas - Temporariedade -> refere-se ao periodo de tempo que o DADO permanece na memória.
permanente = dado fica um longo tempo na memória - memoria secundaria
transitorio = quando o dado é armazenado temporariamente - memoria cache ou memoria principal
Registradores -> memórias mais rápidas que a cpu pode ter. E também a mais cara.
Tempo de acesso é muito alto. Capacidade é pequena. É volátil. Tecnologia é semicondutora. E a temporariedade é muito rápida.
Memória Cache (é uma memória estática) -> Memória principal (RAM) muito lenta quando comparada a CPU causou a necessidade de cache. Armazena os dados estatisticamente mais acessados da memória principal durante a execução de um programa. Hoje em dia os computadores domésticos possui cache em torno de 4 mb. É uma memória bastante cara. O termo se generalizou e é utilizado em outras aplicações. como por exemplo as últimas páginas WEB acessadas em um computador.
RAM
->DRAM (RAM dinâmica) -> pra armazenar um bite ela precisa de um transistor e um capacitor. É uma memória que precisa ser lembrada do que esta armazenando. de 1 em 1 milissegundo. É mais lenta em relação a SRAM porem é de menor tamanho. É a utilizada pelos fabricantes de memórias. Mais lentas que a cache porem muitos mais rápidas que a memória secundária (HD's)
->SRAM (RAM estática) -> precisa de 4 transistores. Colocou a informação ela continua com a informação até ser desligada. O que faz dela ser mais rápida em relação a DRAM, pois nao precisa ser lembrada. É mais cara e possui maior tamanho.
Memória Secundária -> mais lenta de todos os tipos de mória.. Com capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados. Mecanismos permitem a troca de mídia para armazenamento de maior quantidade de dados.
Organização Hierárquica -> Para atender aos requisitos de velocidade (tempo de acesso) e capacidade de armazenamento, a memória é hierarquizada.
Re: Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
15/03/2012
Representação da Informação
-> bit, bystes e palavras (word), em computadores digitais
bit = binary digit - dígito na base dois
representa dois valores: 0 e 1
no computador eletronicos, representado por: 0V e 5V (ou 3,3V)
0V = valor binário '0'
5V = valor binário '1'
qualquer dado é representado, dentro do computador, por um ou um agrupamento de bits
1 bit -> dois valores (0 e 1)
2 bits -> quatro valores (0,1,2 e 3)
3 bits -> oito valores (0,1,2,3,4,5,6 e 7(
8 bits -> 256 valores (0....255) -> 1 BYTE
Representando um caracter:
Tabela ASCII
Representando Imagem:
Representando Sons no computador:
Representação da Informação
- Bases Numéricas
- Conversão de bases e operações
-> bit, bystes e palavras (word), em computadores digitais
bit = binary digit - dígito na base dois
representa dois valores: 0 e 1
no computador eletronicos, representado por: 0V e 5V (ou 3,3V)
0V = valor binário '0'
5V = valor binário '1'
qualquer dado é representado, dentro do computador, por um ou um agrupamento de bits
1 bit -> dois valores (0 e 1)
2 bits -> quatro valores (0,1,2 e 3)
3 bits -> oito valores (0,1,2,3,4,5,6 e 7(
8 bits -> 256 valores (0....255) -> 1 BYTE
2 | 2^1 | 10 | 10^1 |
4 | 2^2 | 100 | 10^2 |
8 | 2^3 | 1.000 | 10^3 |
16 | 2^4 | 10.000 | 10^4 |
32 | 2^5 | 100.000 | 10^5 |
64 | 2^6 | 1.000.000 | 10^6 |
128 | 2^7 | 10.000.000 | 10^7 |
256 | 2^8 | 100.000.000 | 10^8 |
Representando um caracter:
Tabela ASCII
- Spoiler:
Representando Imagem:
- Spoiler:
1 pixel -> 1 Byte
representa tonalidade de cinza do pixel
1 pixel -> 3 palavras
representam um ponto colorido
Cores básicas:
vermelho - verde - azul
red - green - blue
e pra formar um pixel de uma imagem colorida, precisamos de um byte de uma cor básica, para que misture-as para formar uma cor colorida para uma imagem.
Isso significa que uma imagem de 1000x1000 ou 1 milhao de pixels, precisará nao mais de 1 milhão de bytes, mas no mínimo 3 milhoes de bytes serão alocados na memória.
65 mil cores = 2 bytes para cada cor básica.
Representando Sons no computador:
- Spoiler:
Salvando: Microfone (capta a voz) transformando em impulsos elétricos -> Conversor Digital - Analógico (representa numericamente o valor da tensão que entra) Le de tempos em tempos o sinal de entrada -> Memória - (recebe o valor numérico referente ao som captado pelo microfone) -> Disco (voz em cógidos numéricos é guardada)
Reproduzindo: Disco -> memória -> Conversos Digital - Analógico (transforma o valor numérico em impulsos elétricos) -> Amplificador (amplica a tensão) -> Caixas de Som (transforma tensão em som).
Re: Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
Padrão do Trabalho de Informática
Times New Roman 12
1,5 linhas
Margem 3 2 2 2
Capa
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Times New Roman 12
1,5 linhas
Margem 3 2 2 2
Capa
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Re: Informática - ICEX UFF - Matemática Computacional
20/03/2012
Notação Posicional
1 dígito -> 0,1,...,9
Precisamos de um outro dígito para representar valores maiores que 9
2 dígitos -> 0,1,...,9,10,11,...19,20,21,...29
A posição do dígito em um número representa uma ordem de grandeza de base numérica (no caso, 10)
25D = 2x10^1 + 5x10^0
começa a se contar da direita para a esquerda apartir do 0 (zero), aumentando a ordem do número a cada casa em direção a esquerda.
no número 25, o 5 é de ordem 0 e o 2 de ordem 1.
Base Binária
1 dígito -> 0,1
2 dígitos -> 00, 01
10B = 1x2^1 + 0x2^0
101B = 1x2^2 + 0x2^1 + 1x2^0
o número 101(na base binária) é de ordem 2.
Transformando Decimal em Base Binária
26D em Binário -> divide por 2 até dar 0
Qual o maior valor representado por 6 bits?
2^6 - 1 = 63 valores
Quantos bits eu preciso para representar 63 valores?
6 bits.
Notação Posicional
1 dígito -> 0,1,...,9
Precisamos de um outro dígito para representar valores maiores que 9
2 dígitos -> 0,1,...,9,10,11,...19,20,21,...29
A posição do dígito em um número representa uma ordem de grandeza de base numérica (no caso, 10)
25D = 2x10^1 + 5x10^0
começa a se contar da direita para a esquerda apartir do 0 (zero), aumentando a ordem do número a cada casa em direção a esquerda.
no número 25, o 5 é de ordem 0 e o 2 de ordem 1.
Base Binária
1 dígito -> 0,1
2 dígitos -> 00, 01
10B = 1x2^1 + 0x2^0
101B = 1x2^2 + 0x2^1 + 1x2^0
o número 101(na base binária) é de ordem 2.
Transformando Decimal em Base Binária
26D em Binário -> divide por 2 até dar 0
Qual o maior valor representado por 6 bits?
2^6 - 1 = 63 valores
Quantos bits eu preciso para representar 63 valores?
6 bits.
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